Métricas e as oportunidades de monetização

Métricas e as oportunidades de monetização

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Encontro online reúne radiodifusores para falar sobre mídia programática e tendências do rádio digital.


Nesta semana, os diretores da Aerp participaram da primeira reunião de apresentação das funcionalidades do sistema de monitoramento de streaming da Nextdial. Em abril deste ano, a Aerp fechou uma parceria com a empresa com o intuito de permitir que as emissoras associadas tivessem acesso à tecnologia com valores diferenciados e também com a oportunidade de representação comercial pela Associação também para mídias digitais – o serviço de representação já está em atividade desde maio de 2020 e já conta com 67 emissoras que no momento já recebem mídias provenientes de autarquias do Governo Federal. 

O presidente da Aerp, Caique Agustini, abriu a reunião destacando que o monitoramento do streaming com a disponibilização de métricas para as emissoras envolve um processo de mudança de mindset. “Vender rádio com números e estatísticas disponibilizadas em tempo real e utilizá-los  na hora da negociação é algo novo para nós, mas é isto que as agências e empresas buscam hoje, afinal as plataformas de redes sociais e o Google fornecem estes dados”, alertou.

Além disto, o presidente falou sobre a importância do associativismo. “Quando um número significativo de emissoras estiverem com o sistema de monitoramento ativado, nossa equipe comercial poderá negociar também mídias para o digital e as emissoras passarão a faturar com o streaming. As emissoras do Paraná poderão sair na frente e se tornar uma referência para os demais estados. Entendo que esta ação servirá também para mostrar a união e profissionalismo do nosso setor”, defendeu Caique. 

Na sequência, o diretor da Nextdial, Thiago Fernandes, iniciou sua explanação alertando os radiodifusores que os anunciantes e agências foram catequizados pelo Google e demais plataformas com a entrega de métricas completas. “O rádio precisa se adaptar a esta realidade para garantir seu espaço. Com nossa plataforma e o conjunto de serviços, as emissoras poderão vender espaço publicitário no streaming e fornecer métricas precisas sobre a audiência e alcance da rádio. É isto que os anunciantes precisam para definir os seus investimentos”, explicou.           

Experiências na prática

Emissoras do Paraná que já aderiram ao pacote de serviços dividiram com os participantes da reunião suas experiências. “Foi um pouco complicado no começo compreender como faturar com o rádio online, mas hoje já consideramos um sucesso e o futuro para o meio rádio”, afirmou o diretor da Rádio Paiquerê 91,7. 

O diretor artístico da emissora, Bruno Cardial, citou também a mudança de compreensão do radiodifusor a respeito do digital. “Quando a rádio pensa em digital, no primeiro momento, pensa em imagens do Facebook e Instagram. Nossa emissora já tinha estes canais e o site, ou seja, já tínhamos uma presença digital e começamos a procurar uma solução para medir este público, foi assim que chegamos no monitoramento da Nextdial”.

Ele contou também que durante as partidas de futebol transmitidas pela emissora foi possível verificar que a média de ouvintes/hora on-line é 10 vezes maior nos dias de jogo do que em dias convencionais. “Um enorme aumento que somente o site, ou a base de dados do nosso aplicativo não apontavam”, destacou Cardial. 

Para ele, com os números está sendo possível saber exatamente quais são os hábitos de consumo do público da rádio e monetizar no digital. “Com isso, conseguimos mostrar ao cliente a entrega da sua mídia por clique, em tempo real. Isto é feito na publicidade de redes sociais e Google, e agora dá para se fazer no rádio. É uma disrupção total na forma de faturamento do meio”, comentou.

A diretora artística da Rádio Maringá FM –  Grupo Maringá de Comunicação, Jany Lima também ressaltou as vantagens da plataforma, que o grupo já vem utilizando. “Utilizar a leitura dos dados a favor da programação é muito importante. Na plataforma conseguimos identificar o calor da audiência, medir as plataformas que dão mais retorno, a performance do site e medir onde está o público geograficamente, é muito bacana os apresentadores citarem as cidades no momento do ao vivo porque o retorno é imediato”, contou.  

Jany reforçou a importância comercial da emissora estar disponível nas plataformas digitais. “Quando sabemos onde a rádio está sendo ouvida podemos inclusive buscar anunciantes fora das nossas fronteiras como marcas nacionais, antes isto não era possível”.  

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