Centro Cultural Athénée Français usa Cintel Scanner para arquivar e restaurar Filmes

Centro Cultural Athénée Français usa Cintel Scanner para arquivar e restaurar Filmes


O Centro Cultural Athénée Français utilizou o Blackmagic Cintel Scanner para digitalizar películas de 16 e 35mm. O Cintel Scanner foi usado com o DaVinci Resolve Studio para digitalizar e restaurar filmes de arte e animação com décadas de existência.

Sediado em Tóquio, o Centro Cultural Athénée Français originou-se de uma escola de francês com mais de 100 anos de história. O centro cultural foi lançado como o departamento de intercâmbio internacional da escola na década de 1970, com o objetivo de promover intercâmbio entre França e Japão através de filmes que eram exibidos globalmente, além de seminários e cursos de cinema. O Centro Cultural Athénée Français acabou se tornando uma organização independente e se envolveu com a exibição de filmes e trabalhos de produção, como legendagem e padronização DCP.

Uma das tarefas do Athénée Français tem sido o gereciamento da restauração digital de filmes antigos, que também foi terceirizada para outros laboratórios devido aos custos altos dos equipamentos.

“Há muito tempo queríamos trazer o trabalho de digitalização para a produção interna, por isso consideramos instalar o Cintel assim que ele foi lançado. No entanto, analisamos as especificações dos periféricos e computadores para rodar uma empresa de digitalização naquela época, e adiamos a compra. Agora, os periféricos finalmente têm especificações muito mais altas e custos mais baixos, então chegou a hora de instalar um digitalizador. Escolhemos o Cintel Scanner pela relação custo-benefício e velocidade, que nos permite digitalizar em tempo real”, disse Yukihiro Akamatsu do Athénée Français.

O Athénée Français exibe regularmente diversos filmes de arte independentes e planeja digitalizar filmes russos antigos, filmes de arte dos anos 70, filmes underground, documentários japoneses dos anos 60 e 70 e filmes independentes japoneses dos anos 90. “Restauramos, por exemplo, as obras antigas do diretor Takahisa Zeze produzidas nos anos 90 a partir do negativo original e os exibimos como uma retrospectiva em março deste ano. Além disso, restauramos vários documentários do diretor Shinnosuke Ogawa.”

“O Cintel Scanner é compacto, então não precisamos nos preocupar com onde vamos instalá-lo. Ele também é simples de usar e foi projetado para que possamos manusear o filme com segurança. Outra grande vantagem é podermos verificar a imagem e o áudio em tempo real durante a digitalização. Possuímos centenas de filmes antigos e costumávamos usar um editor de filmes alemão para verificar o estado dos filmes. No entanto, tem sido difícil manter a conservação, então agora usamos o Cintel também como visualizador de filmes”, continuou.

Além do Cintel Scanner, o Athénée Français usa outros produtos Blackmagic, como ATEM Television Studio, UltraStudio 4K, Teranex AV, DaVinci Resolve Mini Panel, Samrt Scope Duo, SmartView HD, UltraStudio HD Mini, UltraStudio 3G e HyperDeck Studio. “Compramos o switcher ATEM para a comutação durante os eventos de exibição, mas atualmente o usamos principalmente para streaming ao vivo. O DaVinci Resolve Mini Panel é portátil, por isso o levamos para onde for necessário, como uma sala de digitalização para o ajuste fino de cores durante a digitalização ou um estúdio para tratamento mais preciso das imagens digitalizadas”, disse Hirotaka Kuwahara, envolvido com pós-produção no Athénée Français.

“É uma enorme vantagem que o Cintel e o DaVinci trabalhem juntos. Como eu lido com filmes antigos, preciso corrigir o esmaecimento de cores, poeira, arranhões e controlar granulação. O DaVinci Resolve faz tudo isso. Ter o DaVinci Resolve Mini Panel também me permite fazer ajustes mais precisos durante a gradação, o que não posso fazer olhando para uma interface gráfica e usando um mouse”, continuou.

“Trabalhando para exibições e festivais de cinema, percebi que muitos filmes preciosos não foram vistos e foram esquecidos. Obviamente, os filmes que classificamos como obras-primas foram restaurados, mas os filmes independentes com os quais lidamos predominantemente não são nem sequer digitalizados por questões de orçamento. Além disso, os cinemas capazes de projetar película estão se tornando escassos, então esses filmes dificilmente são exibidos. E, existem alguns másters digitais que são imagens telecine para transmissão de TV e uso de DVD, portanto, não têm qualidade suficiente para o cinema digital. Queremos trazer essas obras com mais qualidade para o público usando o Cintel Scanner”, concluiu Akamatsu.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com



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