Grass Valley: um ano após a criação de um ecossistema em nuvem

Grass Valley: um ano após a criação de um ecossistema em nuvem

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Nesta época do ano passado, os eventos ao vivo e esportes foram pausados devido à pandemia da COVID-19. Os estúdios, locais de eventos e produções em todo o mundo sentiram o impacto, pois cessaram completamente as operações ou diminuíram a produção. Por outro lado, a demanda por conteúdo ao vivo por parte dos consumidores em quarentena ou sob restrições para ficar em casa aumentou.

Para as emissoras e produtores de conteúdo, desesperados para manter o conteúdo ao vivo no ar, a produção remota baseada em nuvem demonstrou ser uma salvação. Transferir os fluxos de trabalho de produção para a nuvem ajudou a Gfinity a manter seu conteúdo de eSports ao vivo no ar, e para empresas como a De Tune, permitiu a migração de eventos ao vivo para o mundo online. Os criadores de conteúdo puderam trabalhar em equipes de produção espalhadas por diversos locais, incluindo muitos de suas próprias casas. Em 2020, ficou demonstrado que os fluxos de trabalho distribuídos na nuvem podem lidar com os rigores da produção ao vivo.

Aproveitar o poder da computação elástica foi fundamental para a estratégia de tecnologia da Grass Valley por bastante tempo e foi o foco de nosso roteiro de desenvolvimento antes da pandemia. A indústria de mídia precisa desesperadamente de infraestruturas flexíveis que suportem tudo, desde a produção remota até fluxos de trabalho altamente escaláveis, e nossa missão é construir a melhor tecnologia para enfrentar esse desafio. Nossos clientes estão navegando em um mercado em rápida mudança, onde os consumidores exigem acesso ao conteúdo em uma ampla gama de plataformas e dispositivos. A necessidade de verdadeira agilidade, junto com escalabilidade e eficiência, é a prioridade deles.

Como líderes no mercado de tecnologia de mídia, já tínhamos antecipado a tendência para a produção distribuída com inovações como nossa funcionalidade DirectIP, mas não paramos por aí. Durante vários anos antes da COVID-19, trabalhamos discretamente nos bastidores em nossas patenteadas Intelligent Media Technologies, que resolvem elegantemente os desafios mais exigentes da mídia ao vivo na nuvem. Nossa ousada estratégia de liderar a indústria com tecnologia nativa da nuvem, aliada ao nosso profundo compromisso com a experiência do cliente, nos levou a seguir em frente com nossa visão de um futuro virtualizado, mesmo durante um ano desafiador, e alcançamos alguns resultados incríveis.

Criando um ecossistema
Em abril de 2020, apresentamos oficialmente nossa visão da nuvem com o GV Media Universe e o GV AMPP (Plataforma de Processamento de Mídia Ágil) como seu núcleo. O GV Media Universe oferece um ecossistema de soluções com parceiros e dispositivos conectados que torna mais fácil para qualquer empresa de mídia no mundo aproveitar o poder da nuvem, evitando a complexidade e o custo das abordagens tradicionais.

O GV Media Universe está no centro de nossa estratégia para simplificar a criação e distribuição de conteúdo com um ecossistema comprovado baseado na nuvem, tudo utilizando um modelo “pay-as-you-go”. A chave desse ecossistema são os parceiros estratégicos do GV Media Universe, que desfrutam de uma via mais rápida para a nuvem com um ecossistema operacional e comercial estabelecido que amplia seu alcance e potencial de vendas.

Nossos clientes se beneficiam dessas parcerias por meio do acesso a soluções líderes do setor em uma plataforma de produção perfeitamente integrada, fornecendo-lhes o poder de criar fluxos de trabalho mais flexíveis, escaláveis e ágeis. Isso significa que nossos clientes podem concentrar seus recursos na criação de conteúdo em vez de na configuração e manutenção do sistema.

O GV AMPP é o motor que impulsiona o GV Media Universe, proporcionando uma nova abordagem poli-nuvem para o processamento de mídia utilizando topologias de nuvem pública, privada ou híbrida. Essa combinação de agilidade e poder trará uma mudança significativa de paradigma na produção e distribuição de conteúdo e permitirá produzir conteúdo ao vivo de qualquer lugar e entregá-lo em qualquer lugar. Isso foi demonstrado na primavera passada, quando o GV AMPP estreou com a Blizzard Entertainment operando uma produção remota totalmente distribuída e transmitindo conteúdo regionalizado em todo o mundo.

A inovação acontece com velocidade na nuvem, e com essa mesma rapidez anunciamos a suite de aplicações AMPP Playout e a primeira implementação ao vivo pela Eurosport alguns meses depois. Aproveitando a agilidade da plataforma AMPP, a Eurosport pode implementar elasticamente centenas de canais de streaming durante eventos ao vivo em segundos. Também, em parceria com a EA Sports, apresentamos nosso switcher de produção K-Frame totalmente virtualizado no AMPP junto com muitas outras inovações.

O caminho para o futuro
Enquanto a indústria de mídia avança inexoravelmente em direção a um futuro baseado em software e na nuvem, entendemos que nossos clientes têm suas próprias linhas de tempo e roteiros para essa transição. Alguns, como a Eurosport, estão liderando o caminho e empreendendo transformações tecnológicas hoje, enquanto para outros clientes, a mudança chegará alguns anos depois.

Uma coisa que a pandemia nos ensinou é que a agilidade é primordial. Vimos como a mudança nas formas de trabalho devido a restrições de viagem e distanciamento social acelerou a mudança para infraestruturas e fluxos de trabalho mais flexíveis, e aumentou a adoção da produção remota distribuída e modelos baseados na nuvem.

Como fornecedor líder de tecnologia, nossa missão é fornecer as soluções inovadoras que a indústria de mídia precisa para navegar nesses mercados em rápida evolução com verdadeira agilidade, escalabilidade e eficiência. Julgando pela impressionante recepção que tiveram o GV Media Universe e a Plataforma de Processamento de Mídia Ágil AMPP, cumprimos essa missão. Fiquem atentos para muitos mais anúncios de novas aplicações, parceiros e clientes nos próximos meses!

(*) Sydney Lovely (*), CTO da Grass Valley

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