Série de curtas de animação Aoi Hane Mitsuketa! pós-produzida no DaVinci Resolve Studio

Série de curtas de animação Aoi Hane Mitsuketa! pós-produzida no DaVinci Resolve Studio

[ad_1]

A série de anime “Aoi Hane Mistuketa”, produzida pela produtora de anime Noovo, foi pós-produzida no DaVinci Resolve Studio, da Blackmagic Design. A série, que também recebeu o incentivo financeiro MegaGrant da Epic Games, usou o DaVinci Resolve Studio para edição e a página Fusion para criação das imagens de segundo plano em conjunto com o Unreal Engine da Epic.

Produzida com a tecnologia mais recente, a série consiste em seis episódios de cinco minutos e está disponível em vários serviços de streaming japoneses, e globalmente em sites como o YouTube. A criação foi feita digitalmente durante todo o processo, mantendo o visual de pintura em aquarela do livro original no qual a série foi baseada. “Já tínhamos um projeto de produzir um livro de ilustrações. Ter os direitos do livro significava que podíamos ser mais arrojados se o transformássemos em animação, por isso eu já tinha planejado fazer uma versão em anime. Eu queria tentar algo novo, que era transpor o visual de um livro de ilustrações usando a tecnologia mais recente”, disse Hideo Uda, diretor geral da produtora de anime Noovo, que também é o escritor do livro e produtor executivo da série de anime.


A Noovo é especialista em produção digital de animes. Enquanto a maioria da indústria de anime ainda usa tecnologia analógica para produção, desenho feito à mão no papel, a Noovo decidiu tirar proveito da tecnologia digital para um fluxo de trabalho mais eficiente. Para esta série de anime, usou o DaVinci Resolve e o Unreal Engine, o que permitiu que trabalhassem de forma eficiente com uma equipe pequena.

A sede da produção de anime digital da Noovo, chamada Space Tokyo Animator, oferece consultoria e treinamento para produções de anime digital, além de serviços de locação de suas instalações. Ela é gerenciada em conjunto com a Littlebit, administradora do sistema da instalação. “Somos responsáveis pela gestão do sistema e atuamos como elo de ligação com os fabricantes dos produtos que usamos na unidade. Na suíte de edição, temos instalado o DaVinci Resolve Studio e o UltraStudio 4K Mini para saída de monitoramento. Às vezes, trazemos um ilustrador aqui para a transmissão de um programa de ilustração ao vivo organizado por um fabricante de tablet, usando o ATEM Mini e as câmeras Pocket Cinema Camera 4K”, declarou Nao Omachi do LITTLEBIT.

Um dos processos importantes para um compositor na produção de anime, é animar os desenhos a partir de uma planilha de tempo, que é uma tabela de instruções para a produção de anime. Os compositores decidem quando usar cada quadro seguindo o que está indicado na planilha de tempo. “Eu criei um script que permita ao Fusion ler a planilha de tempo. Importar a planilha de tempo e convertê-la em quadros-chave usando a ferramenta Time Stretcher do Fusion para animar as imagens, foi nosso primeiro passo usando o Fusion no projeto”, contou Omachi.

O compositor da série, Masao Shimizu, acrescentou: “Depois disso, utilizei vários efeitos para estilizar os personagens com o visual das ilustrações do livro. Em seguida, fiz a composição dos personagens e planos de fundo usando o Fusion, adicionando movimento de câmera, quando necessário.”

Para Masao Shimizu, a vantagem do DaVinci Resolve é que ele possibilita visualizar a composição da página Fusion como uma sequência editada na página Edição na mesma hora. “Normalmente, composição e edição são processos totalmente separados, então se eu quiser verificar como minhas composições ficam em uma sequência, tenho que pedir para um editor exportar um arquivo de filme. Além disso, se estiver trabalhando com outros compositores, tenho que solicitar que eles que me enviem seus projetos para verificar seus trabalhos. Em contrapartida, o DaVinci Resolve permite fácil acesso ao trabalho de outros membros da equipe usando o seu fluxo de trabalho de colaboração, por isso é mais fácil harmonizar imagens próximas umas das outras.”

Masao Shimizu foi editor e compositor deste projeto e, segundo ele, uma das vantagens de usar o DaVinci Resolve é que a edição e a composição são feitas no mesmo software sem problemas. “É mais fácil para uma pessoa fazer ambas composição e edição, e embora haja um editor designado, podemos compartilhar o mesmo projeto”, analisou.

O fluxo de trabalho de colaboração do DaVinci Resolve Studio desempenhou um papel importante neste projeto. “Como Shimizu trabalhava a maior parte do tempo em casa, montei um servidor de projeto no estúdio acessível via VPN. Era conveniente que ele não precisasse trazer um projeto ou dados quando vinha fazer uma verificação rápida ou editar a pré-visualização, já que o seu DaVinci Resolve estava sempre em modo de colaboração com o da suíte de edição”, observou Omachi.

Omachi, que também trabalhou de sua casa, usando o fluxo de trabalho de colaboração, permitiu que Shimizu verificasse suas composições. “Também foi útil compartilhar efeitos copiando nós em um bloco de notas como texto e, em seguida, colando no editor de nós do Fusion, o que é simples e fácil. Os fluxos de trabalho de colaboração também funcionavam como uma fazenda de renderização. Quando eu ligava a máquina do estúdio no modo de renderização remota, Shimizu remotamente lançava algumas imagens na máquina do estúdio para renderização. Dessa forma, ele podia trabalhar em outras imagens enquanto a renderização acontecia em uma máquina diferente”, detalhou.

“O fluxo de trabalho de colaboração nos permitiu acompanhar o que os demais faziam mesmo trabalhando remotamente”, acrescentou Shimizu. “Por exemplo, eu podia ver a partir da minha máquina quanta renderização tinha sido feita em outra máquina. Além disso, como o diretor geral podia usar o DaVinci Resolve, ele conseguia verificar minhas composições remotamente usando o fluxo de trabalho de colaboração. Normalmente, o trabalho de um compositor é como uma caixa preta para o diretor e para o produtor. Eles não podem ver o que está acontecendo do jeito que eu vejo. O DaVinci Resolve é único, pois permite que até o diretor faça ajustes finos na composição diretamente no mesmo projeto.”

O diretor geral, Takahiro Kawagoshi, concluiu: “Venho usando o DaVinci Resolve desde a versão 12.5, mas ainda não é muito comum a utilização do software na produção de anime. Foi ótimo usar o Resolve, pois nos permitiu compartilhar o projeto facilmente, e as composições do Fusion estavam perfeitamente vinculadas à linha de tempo da página Edição. Também recomendo aos jovens criadores de anime que experimentem a versão gratuita do Resolve. Ele também é muito vantajoso para os criadores que fazem anime sozinhos ou em equipes pequenas, uma vez que a composição e a edição podem ser feitas no mesmo software. Espero que o uso dessa tecnologia produza mais e mais profissionais de anime.”

[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *