tudoradio.com | Panorama: Nativa FM aparece na vice-liderança de audiência e retoma dobradinha com a Band FM em São Paulo

tudoradio.com | Panorama: Nativa FM aparece na vice-liderança de audiência e retoma dobradinha com a Band FM em São Paulo

[ad_1]

A mais recente pesquisa geral da audiência FM de São Paulo, realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media, revelou um acirramento da disputa por colocações entre estações de formatos diferentes, ou seja, que não são necessariamente emissoras concorrentes diretas. Essa maior aproximação ocorreu no top 3 e também no top nos principais períodos de audiência analisados pelo mercado. A variação negativa vista no universo de ouvintes na comparação com a pesquisa anterior também modificou colocações no top 10 de períodos gerais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2021).

Disputa acirrada pelo top 3

A atualização anterior da medição de audiência já apontava uma maior disputa por colocações do top 3 nos principais períodos da medição, isso entre FMs de formatos diferentes (ou seja, que não são consideradas concorrentes do mesmo segmento). E a pesquisa atual manteve essa tendência: a Nativa FM 95.3 (popular) avançou novamente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e retomou a vice-liderança geral de audiência, posição esta que já estava com a emissora no filtro 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

No geral, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também avançou novamente e se mantém posicionada próxima da Nativa FM e da Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). Com a grande aproximação entre as concorrentes, a ordem é alterada conforme o filtro analisado. Exemplo: a Jovem Pan FM continua no top 3 no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), posição que já era defendida pela FM. 

Já a Band FM 96.1 (popular/hits) permanece isolada no topo do ranking FM de audiência, considerando os principais períodos da medição. A marca cravada pela FM foi próxima do número visto na medição anterior, com avanço em filtros comerciais como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). E, com o avanço da Nativa FM, é formada novamente a dobradinha popular do Grupo Bandeirantes no ranking de audiência, esta que não era vista no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) desde a atualização feita em abril (trimestre jan-mar/2021).

E a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) manteve a posição das pesquisas anteriores, seguindo assim entre as cinco maiores audiências do rádio da Grande São Paulo

Sequência do top 10

A movimentação atual do FM paulistano reposicionou a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) na sexta colocação geral em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na atualização de junho a rádio já tinha subido um degrau nesse filtro, após um longo período em oitavo geral (até a atualização de maio). Assim como ocorre no top 3, essa sequência também tem rádios muito próximas em audiência, o que gera mudanças na ordem de colocação conforme o filtro a ser analisado. A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) está muito próxima da Metropolitana e as duas não estão distantes do top 5.

Na sequência, mais variações conforme o filtro a ser analisado. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Gazeta FM é seguida pela 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa), uma FM não assinante da pesquisa, Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e Kiss FM 92.5 (adulto/rock). Se considerar os filtros de segunda à sexta-feira, Gazeta, Antena 1 e Mix avançam.

A medição atual vale também o destaque para a Kiss FM, que variou de uma forma mais expressiva em audiência para o padrão visto nesta pesquisa, crescendo em audiência nos principais períodos. E, também pela grande aproximação entre FMs de diferentes formatos, a NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) leva vantagem em filtros como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A continuação do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes, rádio que foi também um dos destaques da atual medição ao avançar em audiência), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits). Se analisar filtros de segunda à sexta-feira, também são alteradas as posições do ranking FM. Por isso é importante considerar que o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é uma das fotografias possíveis da corrida pela audiência FM. Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparecem a seguir.

São Paulo também observou um bom avanço na média de audiência da Massa FM 92.9 (popular/sertaneja), estação que ganhou duas colocações gerais e apareceu no top 20 em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Também houve variação positiva de audiência no índice da Play FM 92.1 (adulto/popular), rádio que acabou de completar seu primeiro ano no ar.

Veja também:
> Panorama: Nativa FM e Jovem Pan FM avançam de novo. Band FM e Alpha FM seguem com as maiores audiências em São Paulo

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags:
Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo



[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *