tudoradio.com | Rádio Cultura Brasil AM já conta com estrutura para iniciar transmissão no dial eFM em São Paulo

tudoradio.com | Rádio Cultura Brasil AM já conta com estrutura para iniciar transmissão no dial eFM em São Paulo


Atualizado às 19h01 – O tudoradio.com publicou há pouco que a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo vai iniciar suas transmissões no dial eFM a partir de maio, no canal 77.5 FM. Outra emissora paulistana que também já conta com frequência confirmada e estrutura pronta para a migração AM-FM é a Rádio Cultura Brasil AM 1200, que já indicada para ocupar o faixa 77.9 FM. A emissora ainda não se manifestou oficialmente sobre data de inicio das operações em FM. Os pedidos da Capital e da Cultura são para transmissões em caráter científico, com data a partir de 5 de maio.

A empresa contratada pela emissora pública do governo estadual de São Paulo divulgou nas redes sociais as fotos do conjunto de transmissão montado na capital paulista. A estrutura foi montada pela Digital Antenas que publicou fotos da torre e antenas que irão transmitir a programação da emissora no eFM a partir do bairro do Sumaré.

Além das duas emissoras paulistanas que devem iniciar suas programações na nova faixa no começo de maio, a tradicional a Rádio Jornal AM 780 do Recife, considerada a rádio mais antiga em operação no Brasil também tem a expectativa de seguir o mesmo processo. 


Torre da Cultura, com a Cultura FM 103.3 e também os dois elementos da futura 77.9 FM, localizada do lado direito, parte de baixo da imagem / fonte: Digital Antenas

Migração AM-FM entrará na reta final

Recapitulando o que apurou o tudoradio.com, há a expectativa de que o próximo mês também marque o início das atividades de outras migrantes em eFM, como a Rádio Jornal AM 780 do RecifeRádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo e a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo (já confirmada em 77.5 FM, com estreia prevista para o dia 5).

Vale lembrar que o simulcast (transmissão simultânea em AM e FM da mesma programação) para quem ocupará uma faixa no eFM (estendido) poderá ser até 5 anos após o inicio das transmissões no novo canal.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

+ Florianópolis, Baixada Santista, Grande Curitiba, Oeste Paulista e Joinville tem canais de migração AM-FM revelados em consulta pública

+ Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021 

+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM 

+ Ministério planeja utilizar FM estendido a partir de maio. Comitê técnico detalha uso do eFM e faixa convencional

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura ‘tudoradio.com’

Tags:
Rádio, Rádio Cultura Brasil, migração AM-FM, programação, São Paulo





Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *