Estações de rádio e TV poderão reduzir potência em até 30%

Estações de rádio e TV poderão reduzir potência em até 30%


Estações de rádio e TV poderão reduzir potência em até 30%

Portaria publicada pelo MCom tem por objetivo estimular a redução do consumo de energia por parte das emissoras

Na portaria, o paragrafo único afirma que “a autorização para redução de potência de que trata o caput terá validade por seis meses a contar da entrada em vigor desta portaria” / Fonte: MCom

Ministério das Comunicações (MCom) adotou uma medida excepcional e temporária para a redução do consumo de energia elétrica no setor de radiodifusão. Com a Portaria 3.567/2021, a Pasta autoriza emissoras de rádio e televisão a operarem com potência de transmissão reduzida de até 30% da estabelecida nas respectivas licenças para funcionamento. O texto é assinado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Em comunicado, o Ministério afirma que “a autorização para redução de potência tem validade por um período de seis meses — a contar da data de hoje. A potência das estações é definida nos Planos Básicos de Distribuição de Canais dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, gerenciados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esses Planos estabelecem as características técnicas a serem observadas pelas emissoras”.

Segundo explica o comunicado do MCom, “o uso de potência inferior à definida nas licenças representará economia na utilização dos recursos hidroenergéticos. A potência está diretamente relacionada ao consumo de energia elétrica. Quanto maior essa potência, maiores os custos com eletricidade”.


Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/estacoes-de-radio-e-tv-poderao-reduzir-potencia-em-ate-30/ , 2021-10-05 15:22:02 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Estações de rádio e TV poderão reduzir potência em até 30%”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *