MCom avança com a necessidade de financiamento para implantação da TV 3.0

MCom avança com a necessidade de financiamento para implantação da TV 3.0


MCom avança com a necessidade de financiamento para implantação da TV 3.0

O Ministro das Comunicações disse nesta quarta-feira (3/4), em Brasília, que a diferença do que aconteceu com a migração da TV analógica para digital, o governo buscará linhas de financiamento para as emissoras de televisão brasileiras migrem para o novo padrão de TV.

Foto: Shizuo Alves/MCom

Durante a abertura do Seminário de apresentação da TV 3.0 realizado na sede do Ministério das Comunicações, em Brasil, o ministro Juscelino Filho afirmou que em 2025 começará efetivamente a implantação da TV 3.0 no país, e que “Sabemos e é importante transmitir essa mensagem, que não é uma simples virada, que é um processo que vai precisar de muito investimento do setor, por isso, foi colocado, e nós falamos já, que vamos estar lado a lado com o setor buscando construir mecanismos, dialogando com os bancos públicos, vendo se de alguma forma conseguimos linhas de crédito ou alguma forma de ajudar o setor para que acelere a implantação. Para que o setor tenha essa condição de fazer com que essa nova televisão chegue mais possível para um número maior da população brasileira”.

De fato, em entrevista publicada pela Folha de São Paulo, Juscelino Filho tinha dito que “sabe da importância dessa inovação, mas ao mesmo tempo precisa de muito investimento para isso tornar-se uma realidade. Não há previsão hoje em linhas de crédito para os sistemas de comunicação investirem nisso, então essa é uma discussão que a gente pretende abrir internamente com bancos de fomento do governo, como o BNDES, e bancos regionais”.

Histórico

Em abril do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 11.484/2023 sobre as diretrizes para o avanço da tecnologia no país e que garante a disponibilidade de radiofrequências para a sua implantação.

Com isso, o Ministério das Comunicações criou o Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0) para propor um padrão tecnológico para a nova geração de TV digital no país, incluindo regulamentação, modelo de implantação no território nacional e cronograma de implantação para a TV 3.0. A SET por meio do seu presidente, Carlos Fini, é parte do GT.

Juscelino Filho e Raymundo Barros durante apresentação da TV 3.0 em Brasília / Foto: Shizuo Alves/MCom

O grupo é presidido pelo secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, e reúne especialistas, cientistas, técnicos, acadêmicos e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fazenda e de entidades representativas do setor de radiodifusão.

O Ministério das Comunicações editou portaria determinando que, para o desenvolvimento da TV 3.0, a Anatel garanta a destinação das faixas de VHF alto (174-216 MHz) e UHF (470-608 MHz e 614-698 MHz) ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e ao serviço de retransmissão de televisão.

O Fórum SBTVD está em fase final de teste das tecnologias de transmissão do padrão proposto da TV 3.0, e após sua conclusão, até dezembro de 2024, o GT TV 3.0 deverá avaliar o resultado dos estudos e encaminhar a recomendação para adoção do padrão tecnológico.

Por Fernando Moura e Luana Bravo, em Brasília




Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/mcom-avanca-com-a-necessidade-de-financiamento-para-implantacao-da-tv-3-0/ , 2024-04-04 17:23:12 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “MCom avança com a necessidade de financiamento para implantação da TV 3.0”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *