Fórum SBTVD lança segunda fase do Call for Proposals da TV 3.0 no Brasil

Fórum SBTVD lança segunda fase do Call for Proposals da TV 3.0 no Brasil


Fórum SBTVD lança segunda fase do Call for Proposals da TV 3.0 no Brasil

No dia 8 de março de 2021, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) lançou a segunda fase do Call for Proposals para a TV 3.0, chamada também de Fase de Testes e Avaliações. Os proponentes das tecnologias candidatas à camada física devem fornecer antenas para teste, mas o Fórum SBTVD utilizará antenas internas MIMO como referência.

A inclusão de antenas adicionais no teste é importante para verificar o desempenho da recepção utilizando antenas com características mais próximas do que seria usado pelo consumidor final.

Os próximos passos do Fórum SBTVD serão o recebimento das documentações dos proponentes, envio das propostas para os laboratórios, realização de testes e recebimento dos equipamentos. A expectativa é que o processo se encerre até o final deste ano. Mais informações aqui.

Retrospecto

Em 2020, o Fórum SBTVD lançou o Call for Proposals para receber propostas de soluções tecnológicas para uma nova geração de TV aberta a ser adotada no Brasil: a TV 3.0. Os interessados tiveram até o dia 30 de novembro de 2020 para submeter suas propostas e puderam apresentá-las em um painel exclusivo voltado à TV 3.0 no SET eXPerience Live.

O Coordenador do Grupo de Trabalho do Módulo de Mercado do Fórum SBTVD, Eng. Sergio Santoro, ressalta que, em paralelo a essa ação, formou-se, dentro do Módulo de Mercado, um grupo de trabalho, com o objetivo de avaliar aspectos de mercado relacionados aos proponentes e às suas tecnologias, o impacto que essa evolução trará às partes interessadas do sistema (radiodifusores, indústria de receptores, indústria de software, indústria de transmissores e academia), bem como junto aos consumidores, com a implantação da TV 3.0.

“Por ser um trabalho com início recente, ainda está no processo de definição de metodologia e padronização de documentação para a obtenção dessas informações, de maneira a ser acoplado ao resultado que será obtido pelo Módulo Técnico, de forma a orientar a decisão do Fórum SBTVD e, em última instância, do Governo Federal para a eventual adoção de um novo sistema”, afirmou Santoro.

O executivo destaca também as vantagens observadas até o momento. “Vemos como vantagens do sistema em estudo a melhor utilização do espectro radioelétrico, a recepção com antena interna, uma melhor qualidade na transmissão do conteúdo audiovisual, com a adoção de maior resolução de vídeo, HDR – High Dynamic  Range, WCG – Wide Colour Gamut e áudio imersivo, melhoria na integração entre o broadcast e o broadband, de maneira a que o telespectador não perceba qual é a origem do sinal recebido em seu aparelho, a possível adoção da comercialização direcionada (targeted advertisement), a ampliação da possibilidade da oferta de conteúdos por broadband  gratuitos ou por assinatura, melhora na qualidade da recepção móvel, entre outras.”



Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *