Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro

Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro


Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro

Prazo não se aplica a outorgas de TV ou Retransmissão de Televisão em tecnologia analógica.

Radiodifusores de todo o País devem regularizar o licenciamento de suas estações até 31 de dezembro deste ano. O prazo, que inicialmente terminava no último dia do ano passado, foi estendido pelo Ministério das Comunicações (MCom) para que as entidades tivessem uma nova oportunidade de regularizar a situação e não corressem o risco de ter a outorga extinta.

Para solicitar o licenciamento, radiodifusores deve acessar o sistema Mosaico, da Anatel – Foto: Pablo Le Roy/MCom

Para solicitar o licenciamento, o profissional habilitado deve acessar o sistema Mosaico, da Agência Nacional de Telecomunicações. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, alertou que as entidades estarão sujeitas à extinção da outorga caso não apresentem a solicitação de licenciamento das suas estações até a data limite.

“Essa regularização é de extrema importância para que radiodifusores de Norte a Sul do Brasil possam continuar exercendo seu papel de informar, entreter e ajudar a levar a cidadania a todo canto, desde as grandes metrópoles até às menores cidades no interior do país”, advertiu.

O MCom está instaurando processos de apuração contra entidades que não regularizaram sua situação no prazo anterior – 31 de dezembro de 2022. Isso, no entanto, não é impeditivo para dar andamento ao processo de licenciamento para regularizar a operação.

O prazo de regularização não se aplica às entidades que possuem outorga para a execução do serviço de radiodifusão de sons e imagens (televisão) ou de Retransmissão de Televisão em tecnologia analógica. Essas empresas ainda podem solicitar o licenciamento da estação na tecnologia digital.

Posicionamentos das entidades do setor

Para o presidente da SET, Carlos Fini, a ação é fundamental e deve ser atendida. “Durante anos temos nos posicionado exigindo agilidade e transparência nos processos públicos envolvendo as estações. Temos que responder a essa regularização dentro do prazo. A omissão levará a infrações, mais processos que não agregam valor, além de impedir a tão demandada agilidade nos processos dessas entidades”.

Pela sua parte, o diretor-geral da Abratel, Samir Nobre, alerta que é preciso regularizar a sua situação para não correr o risco de ser instaurado processo de apuração de infração contra a emissora. Segundo ele, “a regularização irá garantir maior agilidade e segurança às emissoras, refletindo em um melhor serviço prestado para toda a população”, completou Nobre.

Por Fernando Moura, em São Paulo com MCom




Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/licenciamento-de-estacoes-deve-ser-regularizado-ate-31-de-dezembro/ , 2023-10-08 13:19:27 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *